Cenários Oficiais
Ficou determinado que o XR-III teria 3 cenários oficiais. A principal diferença de um cenário oficial para um não-oficial, neste caso, é o acesso. Os não oficiais podem ser pagos, tendo um acesso mais limitado. Os oficiais, por outro lado, são distribuídos sob licenças abertas (assim como as regras do XR-III).
Os três cenários atenderiam 3 demandas diferentes:
Um microcenário de multiverso: para quem gosta de fazer degustação de cenários. Deve ter mecânicas adequadas a campanhas de viagem no tempo, espaço ou entre planos de existência.
Um microcenário autocontido: que possa ser utilizado sem exigir aditivos ou cenários adicionais. Combinado com um dos modos, deve se o material necessário para quem quer jogar. Os microcenários não oficiais, na maioria dos casos, atendem este critério; mas foi escolhido criar um novo microcenário para isso.
Um cenário amplo: para quem prefere um mundo mais completo, com mecânicas, lugares e características bem definidas.j
Desta forma foram criados os seguintes:
Biotunados: microcenário de multiverso. Veículos recebem motor alienígena e ganham habilidades estranhas. Podem ser capazes de saltar entre planos de existência, mover-se sozinho, comunicar-se em qualquer idioma e, em alguns casos, assumir uma forma humanoide.
Canção dos Reinos: cenário amplo de fantasia medieval, que tem início como uma adaptação da trilogia Escarlate. São apenas dois continentes à primeira vista, mas a geografia e o leque de possibilidades que o cenário oferece são no fundo muito mais complexos.
Nameless: microcenário de investigação do sobrenatural, especialmente envolvendo alienígenas.